Japan- seguro no?!?!

Japão e tecnologia e ritmo acelerado  com uma aparente calma.
O Japão é um desafio. Os hábitos diferentes dos ocidentais, as relações comerciais com os japoneses são marcadas pela negociação, as corporações são lentas na tomada de decisões.As empresas agrupam-se, em grandes aglomerados de empresas (keiretsu).
Inicie os negócios por intermédio das trading companies responsáveis por importação e exportação.
Japoneses exigem mais do que um bom produto para vender, exije perseverança, capacidade intelectual e fatores que não são claros em uma negociação.
O meishi, ou cartão de visita constitue parte essencial das transações comerciais e sociais no Japão. eles  informam o nome, e o status de seu portador, escritos em inglês de um lado e japonês do outro.
 A Japan Airlines oferece este serviço a bordo.
Ofereça seu cartão com ambas as mãos e diga seu nome claramente, entregue-o com a mão direita e receba o cartão que for destinado para você com a mão esquerda, como no caso chinês, e mantenha o cartão na sua frente.
As decisões costumam ser por consenso. Fale com simplicidade, evite ser informal demais, chegue às reuniões no horário marcado, fale com respeito; e recuse o assento de honra (o mais distante da porta), convites para ir a um bar, ou outras formas de entretenimento, fazem parte do sistema de negociação, negociam em contatos pessoais, espere que os japoneses façam o convite, em geral, a pessoa que convida paga.
E muita paciencia, e a relação é ganha/ganha.

Deixe um comentário