A Democracia

Há mais de dois mil anos atrás em um gesto democrático Poncio Pilatos,  fazia uma pergunta à multidão. Incapazes de julgar por si mesmos o que aquele homem havia feito,  que crime havia cometido?
Era filho de um carpinteiro,  que havia deixado pai, mãe, irmãos e andava pelo país pregando entre pescadores, vilarejos,  poço de água das comunidades locais, nos campos, sobre montes, comum naquela terra, onde passasse e alguém quisesse falar com ele e atendia, alguns achavam que não deveria se misturar com todo mundo, ele sabia o que fazia,  nunca duvidou de si mesmo.
Mas o que ele falava para este povo que vinha de longas distâncias só para ouvir lo. ?
Falava de igualdade, de esperança, que pobres teriam a mesma oportunidade que os outros, falava de amor, trabalho, união e igualdade. Não usava armas, só tinha seu discurso de amor e inclusão. O povo precisava julgar. Mas o que havia á ser julgado ?
O Sumo Sacerdote,  em sua mente doentia,  acostumado a ser a única voz a ser ouvida e consultada,  ardia em ciúmes , inveja da popularidade do jovem filho do carpinteiro  que não era da Elite Social, nem Eclesiástico, nem Político era. Era uma voz que nasceu no meio do povo. O Sumo Sacerdote sabía que o povo teria dúvidas.  Então, o Sumo Sacerdote contratou falsas testemunhas, pagou para que fossem para o meio da multidão, e os incitassem ao ódio e que fizessem de forma que acreditassem estarem protegendo suas tradições e instituições sagradas, de alguém cujo ação foi apenas dar uma palavra de carinho e um pouco de atenção aos mais pobres daquela terra.
E Pilatos para parecer justo e se isentar da decisão de mandar um inocente para a morte, em seu gesto democrático, deixa que a multidão escolha e apresentou uma outra opção,  um preso que oscilava entre o crime e a política,  que roubava e incitava pequenas guerrilhas.
E o povo fez sua escolha errada,  porque o homem que eles condenaram só havia dado atenção e carinho aos que sofriam. Nao havia cometido nenhum crime. Não usava armas,  não falava contra a política da época. Apenas ensinava o que sabia ser o certo.
Até hoje o povo continua se deixando levar por falsas testemunhas. E fazendo a escolha errada.

image

Um comentário em “A Democracia

Deixe um comentário