Ao Id foi atribuída a parte primitiva da mente, ou seja, o instinto irracional que se manifesta sem a preocupação com princípios morais, éticos, etc. O Id é mais evidenciado na infância do que na fase adulta, pois na infância a mente é dominada pelo desejo de ter seus pedidos atendidos imediatamente. Na fase adulta, o Id é influenciado pelo Ego e Superego.
Ao Ego foi atribuída a parte de equilibrar os anseios do Id e do Superego de forma racional e consciente. O Ego possui elementos conscientes e inconscientes que se conflitam para que uma decisão seja tomada. No Ego também se alojam os mecanismos de defesa, as manifestações que o Ego apresenta para se livrar de forma inconsciente de situações que provoque dor psíquica, angústia.
Dessa forma, pode-se perceber que o Id e o Superego são elementos inconscientes geradores de conflitos no Ego, elemento consciente responsável pela tomada de decisões e pela liberação do pensamento na realidade externa.
Fortalecido pela razão, o ego está “preso” entre os desejos do id, e as regras ditadas pelo superego.
o Id
O id funciona inconscientemente, ele responde diretamente aos nossos instintos. O ID traz os componentes biológicos da personalidade, incluindo os instintos sexuais e agressivos.Esta presente em nossa vida desde que nascemos. Os outros dois elementos são desenvolvidos durante a nossa vida.
O id é como uma fonte cheia de instintos primários. É também conhecido como o “caldeirão fervendo” guiado pelo princípio do prazer, que tem um único propósito obter a satisfação imediata de todos os desejos e necessidades, o Id está presente em nossa vida desde que nascemos. Por exemplo, um bebê com fome vai chorar até que sua necessidade seja satisfeita. O Id é extremamente importante em nossa vida, porque nos orienta para satisfazer as nossas necessidades primárias, a fim de sobreviver. O id não é afetado pela realidade ou lógica. Ele não se preocupa com as consequências.
O ego é responsável por lidar com a realidade. Este componente da personalidade tem a finalidade de assegurar que os impulsos do id pode ser expressa de uma maneira aceitável para a sociedade em que vivemos. O ego desenvolve diversos mecanismos de defesa, a fim de lidar com a ansiedade e as tensões.
O ego é impulsionado pelo princípio de realidade que tenta satisfazer os impulsos do id de uma maneira aceitável. O princípio da realidade pesa os custos e benefícios de uma ação e depois que ele decide agir de acordo ou abandonar impulsos.
O Ego quando influenciado pelo Id torna um indivíduo agressivo, dependente, escandaloso, histérico, impaciente, mal-humorado, rebelde, falso, egoísta, etc. Enquanto que quando influenciado pelo Superego torna o mesmo crítico, acusador, exigente, preconceituoso, prepotente, autoritário, invalidador de idéias, etc. mostrando que os elementos da estrutura mental são interdependentes não podendo ser considerados isoladamente. Nesse processo o Ego atua para obter influências do Id e do Superego de forma com que a influência seja racional.
o superego
O último componente da nossa personalidade é o superego. Ele incorpora normas e valores da sociedade em que vivemos. Nós aprendemos estas normas e valores, especialmente de nossos pais, mas também de outras pessoas ao nosso redor, como amigos, avós e professores.Ao Superego foi atribuída a função de impedir a realização dos instintos e desejos do Id.
Assim, os seres humanos são um campo de batalha onde dois lutadores poderosos
