O grande numero de abstenções, mostra que o brasileiro, está decepcionado com o sistema politico, as abstenções foram maiores que números de eleitores que elegeram alguns prefeitos, e a cada ano cresce este número. É a descrença no sistema como um todo judiciário, legislativo e executivo, a maioria considera que o sistema está contaminado e mostra que o povo não acredita na mudança. Então se abstem de participar disto.

É tão pouco os candidatos que valem a pena votar que não dá para acreditar que possam fazer mudanças, acredita-se que eles serão corrompidos também. É muito desanimador o quadro da politica brasileira. Eles não se importam que a maioria não se sinta motivada o suficiente para votar, mesmo sendo obrigatório, alguns votavam para irem a concursos, que o já não existe mais esta esperança, está visível, que o que existe é uma industria, grande e que negocia a esperança, se voce não quer entrar voce é derrotado, mas são duas vagas para um milhão de concorrentes, é a descrença total, mas não importa, o que importa é que se perpetuem no poder.

Resultado: velhos políticos trazem suas crias para perpetuarem este sistema corroído, e corrompido, do qual eles são parte, o povo permanece incólume.
A corrupção do país parece ter DNA, o que qualquer pessoa inteligente, sabe que não é verdade.
E continua a politica viciosa e viciante. E o povo segue em sua vida de gado, povo marcado….sem ter a quem reclamar, prefere adormecer…provas em nossos dias parece ser um mero detalhe.

Cientistas tentam fazer acreditar na renovação, sabemos que não houve renovação.