Imagem

A Hora do Voto

Este é o momento em que você, eleitor é a pessoa mais importante deste planeta.

Não aja sem pensar, porque se voce votar , ou se voce deixar de votar, voce influencia na eleição dos candidatos,  de qualquer forma. Não vote com base em reportagens rapdas, as empresas jornalisticas, são empresas e tem seus interesses, seus funcionarios, os apresentadores, tem uma linha pré delineada para seguir, por isto ao inves de aguardar que a midia te diga em quem votar, avalie sua realidade, sua comunidade, seus vizinhos estão empregados, como tem sido suas compras ao longo destes tres meses, voce pagou menos como telejornal anuncia, ou sua compra mensal ficou mais cara, comprando exatamente as mesmas coisas. Avalie a realidade existente perto de voce, o posto de saude atende, a escola está bem cuidada?. Siga este padrão de avaliação, quando uma reportagem maliciosa ocorrer voce terá subsidios para avaliar, a porcentagem de realidade, e  o interesse envolvido ali.

Se voce deixa de votar, será necessario menos votos, para se chegar ao cargo pretendido, geralmente a situação se beneficia mais desta modalidade; abstenção. Se voce vota em apenas o partido  de alguma pessoa que voce aprecia, o voto irá para a coligação majoritaria. Por isto seja especifico no voto.

O texto abaixo é de 2014, mas explica o que acontece com seu voto em uma eleição:

Votos Brancos e Nulos e o que representam

A Lei das Eleições (9504/2007), nela vigora no pleito eleitoral o princípio da maioria absoluta de votos válidos.

Isto significa que são contabilizados os votos nominais e os de legenda, desconsiderando os brancos e nulos dos cálculos eleitorais.

Os votos nulos e brancos representam apenas uma manifestação de descontentamento do eleitor com as ações políticas.

Os votos válidos, de onde se retiram os brancos e nulos para a contagem final, é que serão computados aos candidatos.

Diferença entre voto em branco e nulo

De acordo com a definição do Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele no qual o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos.

Já o voto nulo ocorre quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número inexistente, que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados.

O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, isto é, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

O voto em branco é interpretado como um ato de conformismo, em que o eleitor está satisfeito com qualquer candidato que vencer.

O voto nulo é considerado um protesto, significa que o eleitor está descontente com a proposta de todos os candidatos.

Votos brancos e nulos não serão computados aos votos válidos e poderão ajudar o candidato que não é do desejo popular.

Quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para eleger um candidato.

Exemplo: no caso de 10.000 eleitores, se nenhum votar em branco ou nulo, todos os votos serão válidos. O candidato vencedor será aquele que receber 50% dos votos mais 1, isto é, 5.001 votos. No entanto, se entre esses 10.000 eleitores, 50 votarem em branco ou anularem, haverá 9.950 votos válidos. Assim, o candidato será eleito se alcançar 4.976 votos.

Aí entra o jogo de coligações e alianças politicas, se beneficiando do voto de legenda e dos candidatos não eleitos tendo seus votos contabilizados para o candidato com maior numero de alianças politicas.

Por isto leve a sério, não facilite. Até porque dizem que pode ser fraudada

Resultado de imagem para gif urna eletronica      Resultado de imagem para gif urna eletronica

 

 

 

 

 

Deixe um comentário