Afeganistão; افغانستان; rico?? Se deixarem….

Um povo chamado de Afegãos é mencionado no 10º século no livro de geografia Hudud al-‘alam, principalmente quando faz-se referência a uma vila: “Saul, uma agradável vila nas montanhas. Onde vivem os Afegãos”.

 Nos escritos do século XVII o poeta pachto Khushal Khan Khattak é mencionado:”Puxe sua espada e mate qualquer um, que diz que Pachtum e Afegão não são um! Os Árabes sabem e assim fazem os Romanos: Afegãos são Pachtuns, Pachtuns são Afegãos!”

Sem saída para o mar, com três quartos de seu território formado por montanhas e um clima árido, este territorio primeiramente habitado pelos Arianos ( antigos persas)  no século VI a.C. já era povoado pela civilização bactriana, que incorporava elementos das culturas hindu, grega e persa, este território foi atacado por sucessivos invasores.

 É o 41° maior país do mundo. Faz fronteira com o Paquistão no sul e no leste, o Irã a oeste, Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão no norte, e a República Popular da China no extremo oriente.

Seu solo é rico em carvão, ferro, cobre e pedras preciosas – em especial esmeraldas e lápis-lazúlis, possui a maior jazida do mundo. As riquezas minerais não é explorada, como é o caso do chumbo, zinco, estanho, tungstênio e talvez do urânio, Lapis-lazúli, esmeraldas, fio cirúrgico, gás natural, algodão, seda e tapetes. Estes eram os principais produtos de exportação do Afeganistão antes de ser arruinado por mais de 20 anos de guerra e seca.

Este país antigo por onde já passou Alexandre; o grande, Gengis Kan, Gupta, e outros tem vivido guerras civis incontaveis e é responsável por 93% da produção total de ópio no mundo; tem petroleo, gás natural e reservas minerais intocadas, que se tornam alvo agora de disputas para a tecnologia de ponta que varios paises desejam dominar, inclusive seu vizinho, a China, maior produtor de micros chips e afins.

 visita a uma mina em Herat, 2010

              Hossein Fatemi                 

A reservas de cobre, ferro, ouro, cobalto, nióbio e lítio, foi confirmada por geólogos americanos.

O Tesouro afegão remonta aos anos 80, durante a ocupação soviética, geólogos estabeleceram cartas geológicas que ficaram escondidas com geólogos afegãos até 2004, americanos encontraram essas cartas, e aprofundaram as buscas.

Dois obstáculos podem inviabilizar esse projeto: falta de infraestrutura no Afeganistão e a batalha de lobbies estrangeiros.

Os Estados Unidos têm o mapa da mina. Só em reservas de lítio, mineral usado em baterias de celulares e computadores, o Afeganistão teria reservas suficientes para destronar a Bolívia e ser o que a Arábia Saudita é para o petroleo, o Afeganistão seria o maior produtor do lítio do mundo

Imagem

Mulheres Afegãs á espera de atendimento em posto da ONU..

 

 

Deixe um comentário